Saiba como fazer a escritura de imóvel
23/12/21

Você já ouviu falar na escritura de imóvel?

Este tema é extremamente importante dentro do setor imobiliário e faz parte de uma das questões burocráticas a serem enfrentadas na compra de um apartamento, por exemplo, sendo muito necessário o conhecimento por parte dele.

Separamos este artigo para te mostrar como funciona a produção desse instrumento jurídico e como fazer para obtê-lo e garantir os seus direitos de comprador frente a propriedade.

Afinal, o que é a escritura de imóvel?

Como já mencionamos anteriormente, este é um ato jurídico que vai demonstrar publicamente a transmissão de um bem entre as partes acordadas.

No caso de um apê, por exemplo, será necessário registrar na matrícula do imóvel que a propriedade foi transferida naquele determinado período para garantir todos os direitos ao novo comprador.

Essa escritura é normalmente feita em cartórios e registrada na cidade em que se encontra a propriedade, podendo tratar de diversas finalidades previamente estabelecidas em seu conteúdo.

Quais os procedimentos necessários para essa emissão?

A finalidade da emissão desse instrumento vai dizer exatamente quais são os passos necessários para que os procedimentos sejam realizados corretamente, podendo haver acréscimo ou redução de documentos conforme a necessidade.

Em sua finalidade mais comum, o registro de compra e venda de um imóvel, este documento vai formalizar os acordos de preços e condições acertadas entre o comprador e o vendedor.

A partir daí serão necessárias algumas documentações para cada um dos envolvidos no processo, entre eles:

  • CPF;
  • Documento original com foto;
  • Comprovante de endereço;
  • Certidão de estado civil.

Tudo isso deve ser devidamente autenticado em cartório e ter um prazo de emissão fixado em até 45 dias.

Para os vendedores essa documentação pode ser ainda mais específica e extensa, como por exemplo:

Certidões negativas para comprovação de regularidade do imóvel

E quando é feita essa transmissão de bens também surgem os famosos impostos para somar nessa lista burocrática, como o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que possui suas particularidades dependendo da região.

Fique atento a todos os procedimentos

Por ser um documento tão relevante na compra de um imóvel, é extremamente importante saber de cada passo que está sendo dado, evitando ficar em desconformidade com a lei.

Os custos sobre esse instrumento variam de acordo com a região que está sendo registrada e somam-se quando associadas ao pagamento de impostos referente a essa transferência. 

É também relevante ressaltar que os pagamentos são feitos apenas uma vez, sem a cobrança recorrente a esse instrumento.

Certifique-se também de que não haja erros na documentação para evitar inconsistências na hora de suas consultas, deixando o processo todo claro e perfeitamente regular com a legislação. 

Conclusão

Dessa vez nós passamos por uma parte um pouco mais burocrática´do processo de aquisição de um apartamento, o que pode ser extremamente fácil de resolver quando a compra é realizada com a HausBau.

Somos feitos para ser diferente e pensar no bem dos nossos clientes em primeiro lugar. Sendo assim, nossa equipe auxilia o cliente ao longo desse processo e possui materiais facilitadores que vão mostrar com eficiência a tranquilidade de comprar um apê.

Possuímos empreendimentos inovadores que foram pensados para solucionar os seus problemas do cotidiano e deixá-lo com uma qualidade de vida nunca antes vista.

Venha perceber a facilidade de comprar um apartamento KlubHaus com a HausBau e aproveite para viver em um clube completo de lazer que é a sua própria casa. 

Conheça nossos empreendimentos e veja aquele que é mais a sua cara!

Estamos ansiosos para começar essa jornada e realizar o seu sonho da conquista de um apê próprio! As parcelas cabem no seu bolso.

 

Vale a pena investir

A pergunta que muitas pessoas fazem todos os dias é: ainda vale a pena investir em imóveis para alugar posteriormente? A resposta é s ...

dívidas

O ano de 2022 está chegando e nada melhor do que aprender novos hábitos e começar este ciclo livre de dívidas do passado, afinal des ...

renda extra

Dinheiro é uma coisa que, realmente, é sempre melhor em grandes quantidades – e quase todos nós gostaríamos de ter uma conta bancária um pouquinho mais recheada. ...