Dicas para deixar o seu apartamento conectado
03/11/21

Utilizar o comando de voz para apagar e ligar as luzes, entrar em casa com a digital e possuir uma assistente eletrônica parecem muitas vezes cenas de “O Vingador do Futuro”. 

Mas saiba que isso já é possível atualmente e por um preço muito em conta.

Essas novas tecnologias desenvolvidas pelo mercado ajudam a tornar o seu apartamento um verdadeiro apê conectado, utilizando-se de diversas aplicações para tornar o cotidiano mais prático e seguro.

Imagina só como seria incrível poder desligar a luz apenas com o comando de voz quando você está prestes a dormir? Ou mesmo poder desligar o ar condicionado que deixou ligado diretamente do seu trabalho através de um único aplicativo?

Pois então, esses desejos que antes pareciam muito distantes hoje já podem fazer parte da sua realidade e deixar o seu apartamento completamente conectado.

Para isso, separamos algumas dicas incríveis que irão te ajudar a ter o controle de todo o seu apê através das tecnologias e melhorar a autonomia, economia e usabilidade:

 

Dica nº 1: Caixa de som inteligente

Caixa de som inteligente

Esse item está entre os mais famosos e queridos do mercado devido a sua praticidade e acessibilidade. Vai dizer que você nunca ouviu falar na Alexa, assistente virtual da Amazon? E você pode trazer automação para o seu apartamento através dessas caixas inteligentes de diversas formas.

Imagina chegar cansado do trabalho e logo deitar na cama até perceber que esqueceu o controle remoto em outro cômodo da casa? Isso tudo pode ser resolvido através do comando de voz com essas tecnologias integradas a rede wi-fi da sua residência. Ou seja, basta você pedir em voz alta que a televisão seja ligada que acontecerá!

Simples assim. Genial, não?

Mas não pensa que para por aí! Essas caixas de som inteligentes também podem ser uma secretária virtual particular. Isso porque é possível emitir pelo comando de voz ou através do aplicativo uma notificação para a lembrança de determinada atividade em um mês, dia e horário da sua preferência.

Dessa forma não será mais possível esquecer de aniversários, compromissos, comemorações, agendas de reunião ou até mesmo os dias de vencimentos para as contas essenciais da sua família.

 

Dica nº 2: Luzes com sensores de movimento

Luz com sensor de movimento

Essa dica vai ajudar e muito você com a economia de energia dentro do apê. Isso porque essa tecnologia vai tornar-se um investimento para sua vida devido à redução do consumo de energia elétrica.

É desta forma que você terá um apartamento muito mais moderno e inteligente. E como tudo isso funciona? É fácil!

As luzes acendem e apagam de acordo com a percepção da presença de movimento no espaço. Assim, sempre que determinado ambiente não estiver sendo utilizado, a energia estará automaticamente sendo economizada.

Além disso, elas consomem ainda menos, pois produzem pouco calor e iluminam uma quantidade maior de metros quadrados, tendo um custo benefício destaque no mercado.

Algumas possuem até sistema wi-fi de inteligência e podem ser comandadas através de centrais como as que comentamos na dica de número 1.

Dica nº 3: Fechaduras inteligentes

Fechadura Inteligente

Essa dica vai ajudar bastante na segurança do seu apartamento e está bem popular no mercado atualmente. Isso ajuda na questão da acessibilidade desta tecnologia.

E quando o assunto é segurança todos concordamos que nunca é demais, não é? Essas inovações vêm auxiliar justamente nesse quesito.

De diversas formas e modelos, as fechaduras agora podem ser utilizadas através de cadastro biométrico, cartões inteligentes ou mesmo senhas eletrônicas.

Assim, apenas entrará na sua residência pessoas autorizadas e que são de seu desejo, possuindo ainda um histórico de entradas no seu apartamento. Incrível, né?

Algumas tecnologias ainda mais avançadas permitem até a utilização da palma da mão ou da identificação da íris ocular para entrar no apê.

Dica nº 4: Tomadas Inteligentes

Tomadas Inteligentes

Este tipo de tecnologia também contribui para a economia de energia elétrica na sua casa e ajuda a entender aquilo que mais consome na residência.

Com a vantagem de possuir acesso à internet através de uma simples extensão, essas tomadas podem ser controladas através de um aplicativo mãe que vai possibilitar a inteligência do equipamento. Isso é o que chamamos de internet das coisas.

Assim, você consegue desligar eletrodomésticos que estão sendo utilizados de maneira desnecessária ou mesmo programar para que estes sejam automaticamente desativados a partir de determinado período.

Sem complicações e de forma fácil você consegue reduzir a conta de energia no final do mês!

Conclusão

Apartamento Inteligente

A partir disso conseguimos entender a relevância dessas tecnologias para as nossas vidas e como pode ser fácil utilizá-la, trazendo benefícios para o cotidiano e na economia ao consumo da rede elétrica.

Como o mercado está cada vez mais competitivo, a acessibilidade desses produtos está ampliada e torna-se mais fácil você ter um apê do futuro por um preço que cabe no seu bolso.

O ambiente de casa é para ser sempre um verdadeiro espaço de relaxamento e diversão, que é o que essas inovações trazem para o dia a dia.

O que acha de aplicar essas tecnologias na sua casa agora mesmo?

Os condomínios têm investido para serem espaços cada vez mais completos e que atendam às mais variadas necessidades dos seus moradores, não somente moradia. ...

Todos concordam que um dos primeiros - e mais importantes - passos na hora da escolha de um imóvel, é escolher sua localização. Afinal de contas, o local irá inter ...

É claro que a saúde física é um dos maiores interesses de todos nós. Por isso, buscamos praticar exercícios, seguir uma dieta saudável e tentar reservar um tempo ...