Dia Contra a Discriminação Racial – Dicas de filmes para assistir com a família
21/03/22

Você sabia que 21 de março é celebrado internacionalmente o Dia Contra a Discriminação Racial? Sem dúvidas essa data é um dos principais marcos ao redor do mundo que empodera e reforça a luta contra o preconceito.

Foi justamente neste dia que mais de vinte mil pessoas, em Joanesburgo (África do Sul), protestaram contra a “Lei do Passe”, que limitava o deslocamento de negros dentro da capital.

No Brasil, o estabelecimento desse crime só foi realmente debatido apenas em 1988, com a instauração do crime de racismo como inafiançável pela Constituição Federal, estabelecendo as devidas punições.

E no intuito de passar conscientização, além de empoderamento nesta data, a HausBau separou 3 filmes muito representativos que levam ao movimento negro mais força e visibilidade que são extremamente relevantes para a causa.

Todos estes selecionados foram campeões de bilheteria e conceituados pela crítica especializada, trazendo cultura nas suas histórias principais. Vamos lá?

Pantera Negra – Ryan Coogler

Sendo o primeiro filme protagonizado por um super-herói negro da Marvel, “O Pantera Negra” arrecadou mais de U$ 400 milhões sendo um dos maiores recordes de bilheteria ainda no lançamento.

Toda essa fama não foi conquistada à toa, pois o filme retrata através dos seus personagens uma narrativa completamente diferente daquela comumente contada nas ações americanas.

Com personagens principais negros, retratados a partir de uma raiz cultural africana bem presente, as referências históricas e políticas, ao longo da trama, relembram os movimentos sociais afro-americano nos Estados Unidos da América para a conquista de igualdade pelo povo.

Dirigido por Ryan Coogler, a representatividade desde a produção ao elenco principal de atores negros como maioria foi um impacto para a indústria de Hollywood. Um clássico do cinema mundial.

Black is King – Beyonce

Estrelado por Beyonce Knowles, considerada pela mídia a maior artista negra americana da história, o filme foi lançado pela Disney Plus em seu canal de stream e se tornou sucesso logo de cara!

Com uma narrativa feita em cima do remake de “O Rei Leão”, a obra retrata a ancestralidade negra e tem diversas referências à cultura africana desde a sua origem, envolvendo uma mensagem de força. Como a própria tradução já diz, “Preto é rei!”.

O texto também faz críticas as imagens estereotipadas e principalmente a violência ao povo negro, Beyoncé apresenta um lugar próspero e esperançoso para a comunidade.

Um verdadeiro marco na cultura.

A cor púrpura – Steven Spilger

Esse filme fez tanto sucesso que se tornou um musical conceituado para a perpetuação da obra ao longo dos anos e por diversos países.

Tudo é baseado no livro de Alice Walker, que retrata um depoimento importante sobre a comunidade negra feminina na Geórgia. O filme concorreu a 11 categorias do Oscar e não levou nenhuma das estatuetas.

Com certeza um dos maiores clássicos do cinema que mostram o empoderamento da mulher negra e passa uma mensagem de força.

Conclusão

Esperamos que com essas obras você consiga assistir um pouco da cultura negra juntamente com sua família, aprendendo a valorizar a ancestralidade, respeitar o próximo e principalmente lutar todos os dias, independentemente da sua cor ou etnia, contra a discriminação racial, tornando o mundo mais humano!

Cada um desses filmes possui uma relevância histórica muito grande para a comunidade e fazem parte de um acervo enorme de cultura que pode ser acessado por todas as pessoas a qualquer momento em todo canto.

Encare todos os dias essa luta e não se cale para injustiças! Tornar o planeta mais justo é uma missão de todos e a HausBau está junto nessa causa, utilizando de políticas para oportunidades iguais de trabalho e conscientização dos nossos funcionários.

Os condomínios têm investido para serem espaços cada vez mais completos e que atendam às mais variadas necessidades dos seus moradores, não somente moradia. ...

Todos concordam que um dos primeiros - e mais importantes - passos na hora da escolha de um imóvel, é escolher sua localização. Afinal de contas, o local irá inter ...

É claro que a saúde física é um dos maiores interesses de todos nós. Por isso, buscamos praticar exercícios, seguir uma dieta saudável e tentar reservar um tempo ...