Como saber se vai bater sol no seu apartamento?
09/08/22

Que a boa localização e as comodidades são importantes no processo de escolha de um apê, todo mundo já sabe. Mas cada vez mais pessoas estão prestando atenção à quantidade de sol que um apartamento recebe ao longo do dia. Isso porque a luz natural é fundamental para a qualidade de vida, o que inclui saúde física e mental.

Saiba que a incidência da luz do sol sobre o empreendimento afeta vários aspectos, como a temperatura, limpeza e até mesmo no seu sono! Além disso, este pode ser um fator decisivo na hora de comprar um apartamento, o que pode valorizar – e muito – o seu imóvel! 

Mas como saber se vai ter sol no apartamento? Existe uma orientação solar que é a melhor? Calma, vamos explicar tudo isso logo abaixo, confira:

Porque o sol é tão importante?

À primeira vista, observar a posição do apartamento em relação ao sol pode parecer exagero, mas acredite: ela faz toda a diferença. Um imóvel iluminado com luz natural traz inúmeros benefícios, especialmente para o seu bolso e para a sua saúde. 

Como citamos acima, apartamentos bem iluminados costumam ser mais valorizados do que os imóveis escuros e com pouca ventilação. De acordo com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP), a boa incidência de raios solares pode levar a uma valorização de até 10% em relação aos prédios com menos iluminação natural.

Mas como avaliar?

Ok, a essa altura você já sabe a importância dos raios de sol no seu imóvel, mas como descobrir essa informação? Ao visitar um imóvel, como saber onde o sol nasce? E como saber se o apartamento é nascente ou poente? 

Bem, a posição dos imóveis é classificada por faces: tem o apartamento face leste e o apartamento face sul, por exemplo. Por isso é bom sempre lembrar daquela regrinha que aprendemos lá atrás, nos tempos de escola: O sol nasce sempre ao leste e se põe à oeste. 

Uma ótima dica é usar um aplicativo de bússola, ao visitar um apartamento, para descobrir onde fica o norte, sul, leste e oeste em relação ao imóvel. Os celulares já costumam vir com essa funcionalidade de fábrica, então basta abrir e checar.

Apartamento nascente ou poente?

Agora, com o leste e o oeste identificados, você vai descobrir se o apartamento é nascente ou poente. Se a visita for feita pela manhã e os raios de sol estiverem entrando pelas janelas, significa que o imóvel é nascente e deve receber pelo menos 4 horas de luz solar por dia. 

Se o sol entra no período da tarde nos ambientes, significa que o imóvel é poente – a desvantagem é quando os quartos recebem sol à tarde, pois podem ficar quentes demais na hora de dormir.

Caso o apartamento fica para o norte, o sol vai bater mais intensamente e deve aparecer em alguns cômodos laterais pela manhã ou à tarde. O calor pode ser maior, mas por outro lado, a conta de energia elétrica tende a ser menor porque você aproveita muita luz natural. Enquanto isso,  os imóveis de face sul costumam ser mais frescos e menos claros.

Também leve em consideração as variações durante as estações do ano, principalmente as do inverno e as do verão. Caso tenha dúvidas sobre a incidência do sol nos cômodos, visite o imóvel em diferentes horas do dia. Nestas idas, aproveite também para reparar se há possíveis obstruções na passagem de sol no entorno do empreendimento. Um prédio vizinho ao seu ou uma grande árvore pode prejudicar a entrada de luz natural.

Como você pode perceber, verificar a posição solar de um imóvel é importante para quem busca um lugar para morar. Como você pode observar, essa análise traz inúmeros benefícios, desde economia de energia até garantia de saúde e bem-estar dos moradores. 

Na HausBau, podemos te ajudar a identificar todos esses fatores! Acesse agora nosso site clicando aqui, e conheça nossos empreendimentos! Ah, e não deixe de acompanhar nosso blog para mais artigos sobre o mercado imobiliário, finanças e até dicas de decoração!

Antes da incorporadora dar início à construção de um empreendimento, é necessário que sejam providenciados uma série de documentos. Um deles, particularmente, re ...

Os condomínios têm investido para serem espaços cada vez mais completos e que atendam às mais variadas necessidades dos seus moradores, não somente moradia. ...

Todos concordam que um dos primeiros - e mais importantes - passos na hora da escolha de um imóvel, é escolher sua localização. Afinal de contas, o local irá inter ...