5 min
Como organizar as finanças e conseguir economizar
09/10/21

Afinal, será que é tão difícil assim organizar as finanças e conseguir economizar?

É verdade que isso pode ser um desafio, e você inclusive pode já ter tentado algo parecido antes, mas sem sucesso.

Não se preocupe então: estamos aqui para te ajudar, com dicas práticas que te ajudarão a sempre ter uma boa gordura financeira todo mês.

Vamos lá?

Organizar as finanças e conseguir economizar com uma reserva de emergência

Tudo na vida é incerto, e por isso estamos sujeitos a muitos imprevistos e situações não planejadas.

Por isso, uma das coisas mais importantes que você deve fazer é manter uma reserva de emergência.

Como o próprio nome diz, é um dinheiro que você guarda para quando surge alguma situação que precisará resolver o mais urgente possível.

Vamos dar dois exemplos de situações que você poderá utilizar esta reserva:

  • Se você o emprego ou seu negócio não esteja indo tão bem, a reserva de emergência pode ajudar a bancar seus gastos mensais por algum tempo;
  • Caso uma necessidade em que precise usar uma quantia considerável de dinheiro, como uma emergência médica ou uma dívida inesperada.

Outra grande vantagem da reserva de emergência. é que ela pode também ser utilizada para se aproveitar uma oportunidade, como dar entrada em um financiamento imobiliário.

Uma dica para começar a construir essa reserva é sempre reservar de 10% a 20% de toda a sua receita mensal em uma aplicação financeira de renda fixa, e que você pode resgatar a qualquer momento, como o Tesouro SELIC.

Alguns bancos também oferecem opções de aplicação que rendem bons juros mensais, acima da Poupança, e com possibilidade de sacar o valor investido quando você precisar.

Estipule um valor fixo para gastos mensais

Gastos fixos são todas as despesas que você tem todo mês, e que não tem como abrir mão.

Estamos falando de moradia, alimentação, vestuário e assim por diante.

No entanto, o segredo aqui está em estipular um valor fixo, do qual você não irá exceder todo o mês.

Você inclusive pode estipular um valor a ser gasto a cada semana, e a cada dia para se organizar melhor.

A grande vantagem de fazer isto é que você começa a ter uma ideia daquilo que realmente é essencial para você, e do que não é tão necessário assim.

Outro grande benefício é que você também pode encontrar oportunidades de economizar e ajustar este valor fixo.

Por exemplo, você pode notar que consegue gastar menos com alimentação por fazer sua própria comida em casa, ao invés de sempre pedir pelo iFood ou fazer suas refeições em restaurantes e lanchonetes.

Ter um valor estipulado para todas as suas despesas essenciais é uma maneira excelente de manter suas finanças organizadas e economizar bastante.

Para isso, você pode criar uma planilha no próprio Google Docs e mantê-la atualizada todos os dias, analisando quais gastos você teve e assim, entender onde pode reduzir ou até mesmo eliminar alguns para os próximos dias.

Trave uma guerra contra as dívidas

Se você possui alguma dívida com banco ou qualquer outra instituição financeira, seja um empréstimo, um financiamento ou renegociação de crédito, quite-a o quanto antes!

Isso em especial se aplica a dívidas relacionadas a cartão de crédito, que possuem altas taxas de juro.

Por mais que você tenha planos de economizar e utilizar o dinheiro guardado, as dívidas abocanham uma grande parte daquilo que você ganha.

Não deixe de pagar nenhuma delas, pois isso poderá trazer complicações com o registro do seu nome em serviços de proteção ao crédito, como SERASA e SPC, e o valor pode aumentar junto com as taxas de juros.

Outra dica importante é sempre se colocar à disposição para quitá-las junto à instituição, que poderá fornecer condições exclusivas vendo que você está disposto a quitar suas obrigações com ela.

Você pode se surpreender por conseguir negociar valores mais acessíveis, ou até mesmo uma taxa de juros mais reduzida.

Resumindo: trave uma guerra com as dívidas e não pare até que elas sejam pagas.

Crie novas fontes de renda

Economizar não significa que você irá apenas calcular e definir despesas fixas, guardar um valor mensal e gastar menos do que você ganha.

Criar fontes de renda secundárias pode também estar incluso em seu plano.

O dinheiro que entra através desses meios podem te ajudar na hora de montar sua reserva de emergência, e até mesmo aumentar a quantidade que você guarda todo mês para outras finalidades.

Outra grande vantagem é que, caso você fique desempregado ou seu negócio principal esteja dando prejuízos, essas fontes de renda extra podem ser utilizadas para resolver estas emergências.

Está sem ideias de como criar uma? Confira em nosso artigo exclusivo sobre Renda Extra e veja algumas sugestões e como você pode começar.

Não abra mão de pequenos prazeres

Por mais que seja importante ter uma mentalidade equilibrada na hora de guardar dinheiro, isso não significa que deva ser algo chato e maçante.

Lembra que falamos antes sobre reservar um valor mensalmente para seus gastos fixos?

Isso também pode ser aplicado na hora de planejar o quanto de dinheiro você irá gastar com coisas que te dão alguma satisfação ou prazer.

Por exemplo, você pode definir quanto irá gastar por mês para almoçar ou jantar em restaurantes mais caros, ou então para passar um fim de semana viajando com a família.

Ou então você comprar algum livro ou assinar um serviço de streaming de filmes e séries para assistir em suas horas livres.

Ao fazer isso, você irá sentir ao longo do tempo que economizar não é tão difícil, e pode ser algo prazeroso e satisfatório.

Como você pode perceber, organizar as finanças e conseguir economizar dinheiro não é tão difícil quanto parece.

E se você ainda não começou seus planos, saiba que nunca é tarde para isso.

Aplicar estas dicas hoje e colocar um esforço a mais com certeza renderá bons frutos, e poderá abrir portas para grandes oportunidades no futuro.

Financiamento de imóveis: modalidades de financiamento e como solicitar um

Baixar Material

financiar

Financiar um imóvel é uma tarefa que passa por criteriosas análises antes da sua definitiva aprovação, dependente de diversos fator ...

imposto

O imposto de renda é uma das mais importantes tributações para o país e envolve uma série de regras necessárias para a sua correta ...

imoveis

Que a busca por imóveis permanece aquecida durante todo o ano, disso sabemos. Todos os semestres a procura por apartamentos cresce no B ...